CHAMADA PÚBLICA – Contratação de Agência para Desenvolvimento de campanha sobre desigualdades urbanas e juventudes
Nome do projeto: Bairros, Olhares Desiguais e Juventudes: posicionando as desigualdades multidimensionais na agenda política local dos países em transição (CiT 2019/409-150).
Organizações parceiras: Oxfam Intermón; Oxfam México; CIDOB; Ayuntamento de Barcelona e União Europeia.
Abrangência geográfica: Todo o território brasileiro.
Orçamento para a campanha: R$ 165.000,00 – incluindo todos os custos com impostos e encargos fiscais.
Coordenação: Gerente de Mobilização, Comunicação e Captação, com apoio da Gerente de Programas, Incidência e Campanhas.
Comissão julgadora (contratação): Gerente de Mobilização, Comunicação e Captação; Gerente de Programas, Incidência e Campanhas; Coordenadora da Área Temática Juventudes, Gênero e Raça; e Coordenador de Comunicação.
Comitê Gestor da Campanha: A campanha será gerida por um comitê composto por até sete (7) pessoas.
Observadores: Oxfam Intermón; Oxfam México; Delegação Brasileira da União Europeia.
A Oxfam Brasil
A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, fundada em 2014, para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário, eliminando as causas da pobreza, as injustiças sociais e as desigualdades.
Atuamos em três áreas temáticas: setor privado, desigualdades e direitos humanos; desigualdades nas cidades – juventudes, gênero e raça; e justiça social e econômica. Entre nossas estratégias de atuação estão o trabalho em parceria e aliança com outras organizações e setores da sociedade, a produção de conhecimento, o engajamento público, a realização de campanhas e de ações de influência e incidência política junto aos setores público e privado.
A Oxfam Brasil faz parte de uma rede global, a Oxfam, formada por 20 membros que atuam em cerca de 90 países no total, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.
A área temática Desigualdades nas Cidades: Juventudes, Gênero e Raça se estrutura a partir do reconhecimento de que jovens, mulheres e a população negra vivenciam com maior intensidade as diferentes desigualdades que premeiam a sociedade, o racismo estrutural, a injustiça e a violação de seus direitos fundamentais, incluindo o direito à cidade. A Oxfam Brasil, por meio do trabalho desenvolvido nesta área temática, tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das formas de exclusão e desigualdade no espaço urbano, promovendo a cidadania ativa e cidades mais justas e solidárias.
Contexto específico da contratação
A Oxfam Brasil desenvolve, desde novembro de 2019, o projeto “Bairros, olhares desiguais e juventudes”, em parceria com a Oxfam Intermón e a Oxfam México e cofinanciamento da União Europeia, com o objetivo de contribuir para o fomento e a construção de políticas públicas urbanas que reduzam as desigualdades em grandes cidades de países de renda média, posicionando a questão das desigualdades urbanas diante da opinião pública, a partir de uma abordagem multidimensional. Os jovens urbanos em cidades como São Paulo e Cidade do México, focos do projeto, representam um grupo prioritário para promover mudanças e introduzir novas perspectivas sobre como lidar com desafios que fazem parte da estrutura social, econômica e cultural de um país e que têm peso na agenda política local e tem o poder de influenciar políticas públicas.
Esta contratação é parte do eixo “criação de contra-narrativas sobre desigualdades”, que tem como objetivo desenvolver ferramentas e campanhas que permitam posicionar essa narrativa tanto na opinião pública, como na agenda política local. Para isso, o projeto se propõe a mapear como as diferentes dinâmicas das desigualdades de gênero, raça e renda são percebidas por jovens de classe média-alta, pessoas que vivem e percebem o mundo a partir das diferentes condições de privilégio (de renda, de gênero, de raça, entre outros) que temos na sociedade brasileira. Nesse sentido, a campanha sobre desigualdades urbanas e juventudes é uma importante ferramenta para engajar a população em temas como desigualdades de gênero, raça e renda no país, por meio da sua manifestação online/virtual.
Objeto da contratação
A Oxfam Brasil contratará prestador(a) de serviço especializado(a)/ Agência, para a criação de uma campanha a fim de sensibilizar jovens brancos sobre as diferentes desigualdades brasileiras e sua interação com o contexto urbano. De maneira mais específica, a campanha deverá engajar este grupo principalmente sobre a desigualdade racial e de que maneira ela está relacionada com as desigualdades de gênero e renda.
Trata-se da sensibilizar este grupo sobre os impactos da desigualdade racial na vida de jovens negros, periféricos LGBTQIA+. A campanha deve buscar promover mudanças não só na maneira como este tema é percebido, mas também fomentar o engajamento mais ativo de jovens de classe média e média alta nos meios urbanos no debate sobre desigualdades e gerar capacidade de posicionamento em uma contra-narrativa sobre as desigualdades.
Objetivo da campanha
Mudar a percepção dos jovens brancos sobre as desigualdades brasileiras e como elas afetam os jovens negros, de maneira a estimular naqueles um engajamento mais ativo neste debate. Espera-se gerar mudança nas atitudes de jovens brancos em relação às desigualdades, particularmente a racial, para que passem a defender de maneira mais ativa/militante a redução das desigualdades.
Público-alvo
Jovens de classe média e média-alta, entre 18 e 29 anos, brancos, de ambos os sexos e residentes na cidade de São Paulo. Busca-se impactar jovens de classe média e classe média alta, que mostram consciência das desigualdades dos espaços urbanos em que vivem, mas que ainda não deram o salto para se tornarem membros ativos e/ou militantes em seus ambientes urbanos. Como grupo social, tendem a ter um sentido de classe, conexão com ideias progressistas e o entendimento de que a redução das desigualdades é necessária para o desenvolvimento/progresso, e as políticas públicas e o governo têm uma responsabilidade nesse sentido. Conhecimento das novas tecnologias e a sua possibilidade de replicação entre os pares e as suas famílias, tornam-nos sujeitos de mudanças com enorme potencial.
Especificações do projeto
Na assinatura do contrato, a Oxfam Brasil compartilhará os relatórios das pesquisas realizadas entre janeiro e abril 2021 (estudo netnográfico, social listening/monitoramento de rede e entrevistas em profundidade), que servirão como base para a criação, desenvolvimento e implementação da campanha.
A agência escolhida deverá desenvolver as seguintes atividades:
- Criação da campanha: desenvolvimento do conceito, narrativa, mensagens-chave
- Desenvolvimento de layout, conteúdos e produção de peças, ferramentas ou materiais da campanha
- Gestão e acompanhamento da campanha nos meios definidos
- Avaliação de resultados com base nos indicadores apresentados
Produtos
Os entregáveis desse projeto são:
- Apresentação da campanha em formato powerpoint ou outro
- Cronograma detalhado de ação, elaborado após reunião com a equipe da Oxfam Brasil;
- Produtos e materiais da campanha, incluindo arquivos em formato aberto;
- Relatórios semanais de acompanhamento sobre o alcance e engajamento da campanha;
- Relatório final sobre o alcance da campanha a partir dos indicadores acordados.
A campanha deverá ser lançada até o dia 15 de agosto de 2021, podendo durar até 15 de outubro de 2021.
Valor e forma de pagamento
O orçamento disponível para essa campanha é de até R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais), já contemplados os impostos, encargos sociais e demais despesas, conforme regime da empresa.
O valor do projeto inclui os custos de criação, desenvolvimento e implementação da campanha, incluindo valores de investimento de mídia.
A forma de pagamento será:
- 50% na assinatura do contrato
- 25% após o lançamento da campanha
- 25% na entrega do relatório final
A contratação se dará por meio de contrato de prestação de serviço.
Candidaturas
Poderão se candidatar prestadoras/es de serviços com comprovada experiência em produção e gestão de campanhas de engajamento público, campanhas online e experiências correlatas.
Apresentação de propostas
As prestadoras e prestadores de serviços interessadas em aplicar para o presente Briefing deverão apresentar propostas, considerando as seguintes especificações:
- Documento com a proposta de trabalho (máximo 10 páginas), contendo:
– descrição do escopo da campanha e abordagem proposta
– detalhamento da estratégia sugerida, ferramentas e produtos a serem criados para o alcance dos objetivos
– Indicadores de sucesso
– Plano de trabalho e cronograma de desenvolvimento e implementação
– Orçamento proposto, baseado nas atividades e produtos/ferramentas
- Composição da equipe, funções e responsabilidades dos membros da equipe, um breve resumo das qualificações e currículos;
- Apresentação do fornecedor / portifólio em papel timbrado da empresa que contenha 3 principais trabalhos relacionados a este Briefing.
- Comprovante de regularidade do CNPJ.
Dúvidas sobre o Termo de Referência, bem como a proposta e os documentos supracitados deverão ser enviados para Bárbara Barboza (barbara.barboza@dev.oxfam.org.br), com cópia para Néia Limeira (neia.limeira@dev.oxfam.org.br) impreterivelmente até às 23:59 do dia 30/05/2021. No título da mensagem deve conter o seguinte assunto: Proposta Campanha Desigualdades Urbanas.
*Entraremos em contato apenas com os/as representantes das propostas pré-selecionadas.
Da Comissão Julgadora
- Aprovar e assinar o Briefing da chamada pública para a contratação;
- Analisar as propostas recebidas e decidir proposta mais adequada para a realização do serviço;
- Realizar reuniões de pitch/entrevistas com as agências pré-selecionadas;
- Comunicar à agência selecionada sobre o resultado da chamada pública;
- Comunicar às agências pré-selecionadas sobre o resultado da chamada pública;
- Manter a documentação do processo de chamada pública organizado.
Do Comitê Gestor da Campanha
O comitê gestor da campanha é responsável por:
- Fazer um briefing adequado à agência;
- Compartilhar os documentos e subsídios necessários ao trabalho de concepção da campanha
- Aprovar estratégia e conceito da campanha, peças de comunicação e outros materiais necessários
- Monitorar o desenvolvimento e implementação da campanha
- Revisar relatórios semanais e promover feedbacks
- Aprovar e assinar o relatório final, bem como a resposta da gestão.
A coordenação da campanha é responsável por:
- Redigir o Briefing de chamada pública e adaptá-lo com base nas contribuições do comitê;
- Assegurar a emissão do contrato e o cumprimento das obrigações contratuais (quando aconselhado positivamente pelo comitê gestor da campanha);
- Ser o ponto de contato da agência para qualquer assunto relacionado ao serviço;
- Revisar os relatórios e aconselhar o comitê gestor da campanha sobre eles;
- Redigir a resposta da administração em nome do comitê gestor da campanha.
A Gerente de Operações é responsável por:
- Garantir a responsabilidade e a transparência da seleção da agência, de acordo com os regulamentos de contratações vigentes (Oxfam Brasil) aplicáveis a esta chamada pública.
Observadores:
Representantes das organizações parceiras e/ou da União Europeia poderão acompanhar as atividades de desenvolvimento e implementação da campanha.
Critérios administrativos
Propostas que não atendam a esses critérios não serão consideradas:
- – Encaminhamento dentro do prazo estipulado nessa chamada pública;
- Proposta que não contenha os documentos listados no item 10 desta chamada pública; – Propostas com orçamento mais de 20% superior ao valor máximo estipulado.
Critérios de avaliação
Critérios | Pontuação |
Excelente conhecimento e experiência na criação e desenvolvimento de campanhas públicas lideradas por ONGs em temas sociais | 25 |
Experiência significativa na realização de campanhas online, de mobilização e engajamento público nos meios digitais | 20 |
Experiência e capacidade de aplicação de ferramentas online para engajamento público, storytelling, jornadas de ativismo | 15 |
Sólida experiência em trabalhar com um ou mais temas (desigualdades, racismo, sexismo, desigualdades de renda, raça e gênero, pobreza) | 10 |
Composição da equipe responsável pela criação e desenvolvimento da campanha (diversidade de raça e gênero) | 15 |
Custo-benefício (value for money) | 15 |
Total (100%) | 100 |
Direito de propriedade intelectual
Todos os produtos associados ao presente Briefing de contratação serão de propriedade da Oxfam Brasil, o qual poderão ser compartilhados com outras afiliadas dentro da Confederação Oxfam. Será reconhecida a autoria da empresa selecionada.
Calendário do processo seletivo
ETAPAS | DATA |
Recebimento de propostas | 30/05/2021 |
Pré-seleção das propostas* | 04/06/2021 |
Reuniões de pitch com pré-selecionados | Até 11/06/2021 |
Análise da documentação | 18/06/2021 |
Assinatura de contrato | Junho/2021 |
Expectativa de lançamento da campanha | 15/08/2021 |