Mais de 50 organizações da sociedade civil, entre elas a Oxfam Brasil, apresentaram suas propostas sobre tributação internacional, durante o Simpósio Internacional de Tributação do G20, em Brasília. A leitura das recomendações para representantes da presidência brasileira do G20, ocorreu na manhã de 23 de maio.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou durante o evento sobre a importância dos movimentos sociais e da sociedade civil participarem do processo de construção de políticas:
“Não há outra forma de manter essas questões na agenda sem a participação social. Não serão em gabinetes que faremos isso se consolidar institucionalmente. Quanto mais participação tiver, melhor.”
Entre as 11 recomendações do documento, estão pontos como a necessidade de incorporar os direitos humanos, a agenda socioambiental e uma visão decolonial nas políticas tributárias, promovendo assim equidade e equilíbrio de poder.
As organizações entendem que é preciso construir espaços de discussão sobre as demandas e formular propostas, garantindo a transparência e a participação social na cooperação internacional sobre política tributária.