Laerte Coutinho é uma das quadrinistas e cartunistas mais famosas do país, autora de histórias e personagens que marcaram gerações. Estudou música e comunicação na ECA-USP, mas não concluiu os dois cursos. Assim, na década de 1970, iniciou sua carreira na revista Sibila, criou a revista Balão, junto com Luiz Gê – outro cartunista/quadrinista de peso – e publicou trabalhos n’O Pasquim. No meio tempo, colaborava com revistas e jornais. Em 1974, ganhou o primeiro prêmio do 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com a charge O Rei Estava Vestido.
Nos anos 1980, Laerte colaborou com revistas que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros, como Geraldão (do amigo Glauco) e Chiclete com Banana (do também amigo Angeli), e estreou sua própria revista, Piratas do Tietê – todas publicações da editora Circo.
Foi roteirista de programas de televisão como TV Pirata, Sai de Baixo e Vida ao Vivo (quadro do Fantástico), escreveu o programa infantil TV Colosso e participou do roteiro do curta de animação Los Tres Amigos, vencedor do Troféu HQ Mix.
Entre os personagens e histórias mais famosas destacam-se Overman, Muriel e Hugo, os Piratas do Tietê, o Homem-Catraca e Los Três Amigos (esta em colaboração com Angeli e Glauco).