Depois de quase cinco anos de pressão de mais de 120 mil pessoas que se juntaram à Oxfam Brasil, o maior supermercado brasileiro enfim toma uma atitude para o enfrentamento das violações dos direitos humanos no campo. O Carrefour começou a divulgar a lista de seus fornecedores de frutas, verduras e legumes – medida importante para identificar produtores que não respeitam os direitos humanos.
No momento, são apenas os fornecedores de produtos de marca de produtos do próprio Carrefour, mas já é um importante passo para mudar o patamar de transparência e prestação de contas em relação à origem dos alimentos.
Desde 2019, a Oxfam Brasil iniciou campanha para que os maiores supermercados do Brasil revisassem seus compromissos em relação ao respeito aos direitos humanos das trabalhadoras e trabalhadores de suas cadeias de fornecimento. Um dos questionamentos era a falta de transparência sobre quem são os fornecedores de frutas, pois a Oxfam Brasil havia mostrado por meio do relatório Frutas Doces e Vidas Amargas que essas trabalhadoras e trabalhadores não estavam em boa situação.
Em 2021, o Carrefour, em uma ação inovadora no Brasil, se havia se comprometido em divulgar seus fornecedores de frutas, verdura se legumes:
Grupo Carrefour Brasil trabalha com empenho em suas cadeias de fornecimento. Embora os elos nas cadeias de frutas e hortaliças sejam muito ramificados – o que aumenta o desafio de nomear todos os participantes e parceiros – a companhia tem trabalhado no sentido de oferecer maior transparência na divulgação de seus parceiros. Esse processo está sendo alinhado junto aos fornecedores, garantindo a integridade de seus dados e contratos. Até 2022, a meta é divulgar a lista dos fornecedores diretos e, até 2025, a lista dos indiretos.
Porém, o Carrefour não cumpriu a promessa em 2022 e não divulgou seus fornecedores diretos. Na época, disseram que estavam atrasando a divulgação para o primeiro semestre de 2023. Junto com nossos apoiadores, não deixamos de cobrar o Carrefour para que cumprisse o que havia prometido. A divulgação também não veio em 2023, e mantivemos a cobrança.
A ação do Carrefour no Brasil de divulgar seus fornecedores é muito importante e inovadora no país. Enquanto grandes empresas no nível global (Nestlé, Unilever e Coca-Cola por exemplo) já começaram a divulgar seus fornecedores de cadeias consideradas críticas para os direitos humanos, o Carrefour é, talvez, o primeiro a fazer isso no Brasil.
Essa é uma vitória de todas as pessoas preocupadas com os direitos humanos na origem da comida que compramos. Parabéns as mais de 120 mil pessoas que assinaram a petição que foi entregue ao Carrefour.