As festas de fim de ano estão chegando e muitas pessoas têm períodos de recesso ou tiram férias. Esse é o momento que em geral a gente aproveita para descansar e atualizar a nossa leitura. Gustavo Ferroni, nosso coordenador de Justiça Rural e Desenvolvimento preparou uma lista de sugestões de livros para quem gosta do tema.
As sugestões incluem livros para se aprofundar nos temas relevantes da área de justiça rural, livros de não ficção sobre acontecimentos importantes e livros de ficção com temática relacionada. Aproveitem!
Para se aprofundar:
Mocambos e Quilombos – Uma história do campesinato negro no Brasil
Autor: Flávio Santos Gomes
Flávio Gomes é um dos principais pesquisadores no tema e este livro traz desde uma importante discussão conceitual, recuperando temas como a chamada “brecha camponesa”, quanto histórias e passagens da luta camponesa no Brasil que não são comumente retratadas. O livro é muito bem escrito e flui quase como um romance.
O Sul mais distante
Autor: Gerald Home
Professor e pesquisador norte americano, Gerald Home é uma das importantes referências na história da escravidão. Em “O Sul mais distante” analisa as relações entre Brasil e Estados Unidos no tráfico negreiro, no pensamento escravocrata e a busca por refúgio político de escravistas americanos no Brasil. O livro retrata bem o Brasil do século XIX e a visão das pessoas nos Estados Unidos sobre o país. No livro também fica evidente o boom da escravidão e do tráfico de escravizados durante o final do Império no Brasil.
Biopirataria
Autor: Vandana Shiva
Grande pensadora e ativista, Vandana Shiva é uma referência mundial na luta por um sistema de produção de alimentos mais justo e sustentável. Esse é um livro importante para quem quer problematizar o modelo dominante de produção de alimentos no mundo e suas consequências. Ao mesmo tempo é um livro curto e de fácil compreensão. Nele a autora aborda as consequências da mercantilização das sementes, uma crítica a visão positivista e autoritária da produção científica ocidental que rejeita outra formas de conhecimento, como os saberes tradicionais dos povos indígenas se comunidades sobre agricultura; e por fim a agroecologia como alternativa ao modelo de agribusiness baseado no latifúndio monoculturista exportador.
Não ficção:
Arrastados
Autor: Daniela Arbex
Em um belo trabalho, a autora reconstitui os acontecimentos do rompimento da barragem de Brumadinho, talvez o maior crime ambiental da história do Brasil. É uma obra que lembra os grandes clássicos do chamado novo jornalismo ou jornalismo literário.
Ficção
A curva do sonho
Autor: Ursula Le Guin
Um ótimo livro para quem gosta de ficção científica, fantasia e histórias cheias de intrigas e mistérios; mas que também se preocupa com o colapso ambiental em nosso planeta.
Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Um clássico que sempre vale a pena retornar. O livro traz as consequências das desigualdades sociais e regionais no nosso país em sua dimensão mais dura, a da exploração, a pobreza extrema e a luta pela sobrevivência dos migrantes nordestinos. É ficção, mas poderia ser um livro de história.
Na hora da compra de livros, lembre-se de privilegiar as livrarias locais, de bairro de sua cidade. 😉
Boas-festas e boa leitura!